Burocracia

Readequação de projetos e eleições atrapalham andamento das obras

A burocracia contribuiu pra que, com mais de dois anos de trabalhos, as obras ainda não estejam concluídas. De acordo com Sandro Setim, diretor técnico da Comec, as adequações de projetos e de orçamentos foram prejudicadas pelo período eleitoral e pela troca de mandatos, que impediram a liberação de recursos pra aditivos. “Tivemos que aguardar o pleito eleitoral e a aplicação de índices obrigatórios do novo mandato”, explica.

Neste ano, o repasse foi atrasado ainda pela aprovação de orçamentos, negociações salariais e aprovação de pacotes fiscais, para então liberação de recursos, o que só aconteceu em maio. “A Comec só reposicionou os pagamentos em maio e a retomada efetiva das obras aconteceu a partir de junho”, disse Setim.

Garantia

De acordo com ele, o Ministério das Cidades garantiu que o recurso não será perdido. O convênio, porém, deixou de fazer parte do PAC da Copa e passou pro PAC de Mobilidade, o que dá novos prazos pras obras. “O governo estadual é sensível à situação da comunidade, por isso a área técnica persegue insistentemente a solução da burocracia para entregar à sociedade. O mal maior que é o atraso seguramente se reverterá na entrega deste que será um benefício contínuo”, afirma o diretor técnico da Comec, que considera a conclusão das obras na Avenida das Américas uma prioridade.