Ratos e baratas causam problema na área central

O aparecimento de ratos e baratas nas ruas e bueiros do centro de Curitiba é freqüente nesta época do ano, causando um mal-estar geral no comércio da região. No Largo da Ordem, os donos de bares e restaurantes cobram uma ação definitiva da Prefeitura para combater o problema.

Flávio Mergener, um dos gerentes do Bar do Alemão, conta que a cada 45 dias é feita a dedetização no local e que todos os ralos possuem grades para evitar baratas. Ari César de Moura, proprietário do Brother?s Bar, lembra que para funcionar, os estabelecimentos precisam de um alvará de saúde, o que atesta as condições do estabelecimento no quesito limpeza.

O dono do Bar e Restaurante Saccy, no Largo da Ordem, Alberico Ventura do Nascimento, que preside a Associação de Comerciantes do Largo da Ordem, acha que a prefeitura devia fazer um trabalho de dedetização em toda a região central.

Desratização

O chefe do Serviço de Controle de Roedores e responsável pela desratização do anel central, Joanil Batista de Lima, afirma que o serviço é realizado a cada 15 dias. Segundo ele, o problema é que os restos de comida que atraem os ratos existe em maior quantidade que o veneno para exterminá-los. Para solicitar a desratização, o interessado liga para o serviço 156.

Condições propícias

A bióloga Cláudia Staudacher, da Coordenação de Controle de Zoonoses e Fauna Urbana da Secretaria da Saúde de Curitiba, explica que há mais oferta de alimento para o roedor causador da leptospirose neste período do ano. Segundo ela, a produção de lixo é maior e a decomposição dos alimentos é mais rápida.

Cláudia conta que há um controle anual dos pedidos e relatórios mensais de desratização e que não há como exterminar os ratos, só controlá-los. Se houver água, alimento e abrigo, ele se reproduz e não comerá o veneno se houver restos de comida.

Para evitar as baratas, a bióloga recomenda o uso de barreiras físicas. A tela na janela evita as baratas voadoras. As cobrinhas de areia na soleira da porta dispensam o uso de produtos químicos. Outra forma de prevenção é colocar tela nos ralos. A limpeza da caixa de gordura também é recomendável bem como a adição de bactérias que se alimentam de gorduras da tubulação da pia e do tanque.

Voltar ao topo