Ratinho tem fazenda ameaçada

Cerca de duzentos trabalhadores rurais sem-terra permaneciam acampados ontem à tarde em frente à Fazenda Monte Azul, em Icaraíma, no Noroeste do Estado, a 612 km de Curitiba. A área pertence ao apresentador Carlos Ratinho Massa, do SBT.

Os sem-terra montaram acampamento no local quinta-feira. Eles se denominam “ribeirinhos” e se dizem dissidentes do MST. Cadastrados no Incra, eles aguardam a regularização de um assentamento às margens do Rio Ivaí.

Os trabalhadores acampados disseram que estão investigando a documentação da propriedade de Ratinho. Os líderes do movimento ameaçam ocupar a área caso encontrem irregularidades. A área foi ocupada há cinco anos, quando ainda não pertencia ao apresentador, mas os sem-terra acabaram despejados pela polícia. Ratinho comprou a fazenda há dois anos.

O advogado do apresentador, Guilherme Gonçalves, garante que não há irregularidades na documentação da área, que teria sido considerada produtiva pelo Incra. Ele prometeu, até segunda-feira, solicitar à Justiça interdito proibitório, que proíbe ocupação e estabelece multa contra os sem-terra.

Ratinho se mostrou tranqüilo, garantindo que a fazenda é “legalizada e 100% produtiva”. A Monte Azul tem 1.650 hectares de área. Segundo o apresentador, 80% da área utilizado para plantação, principalmente de milho. No restante, são criadas 3.500 cabeças de gado.

De acordo com os sem-terra, quatro homens fazem a segurança da fazenda e, de vez em quando, exibem armas a eles.

Voltar ao topo