Linda demais!

Rara ‘Águia-fantasma’ é flagrada em vídeo no Parque Nacional do Iguaçu

Rara ave Uiraçu é flagrada em vídeo.

Espécie rara na América do Sul, um uiraçu foi registrado pela primeira vez no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, desde 2022. O último registro em vídeo da ave de rapina na unidade havia sido publicado naquele ano na revista científica Cotinga. 

Embora visitantes pontuais já tenham relatado avistamentos durante trilhas — o último, enviado à EPTV, ocorreu em 2023 —, desta vez o registro foi confirmado por meio das câmeras do Projeto Onças do Iguaçu. Confira, abaixo, o vídeo da ave:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (@icmbio)

As armadilhas fotográficas instaladas pelo projeto, que realiza monitoramento detalhado da fauna do parque, captaram o momento em que a ave desceu ao chão da floresta. O registro é considerado significativo tanto do ponto de vista científico quanto ambiental, pois demonstra a presença de um predador de topo da cadeia alimentar em um habitat preservado. 

“O registro de um uiraçu aqui no parque é prova da qualidade ambiental, visto que é um predador do topo da cadeia, que precisa de áreas extensas e intactas. O Parque Nacional do Iguaçu segue sendo um refúgio seguro para a vida selvagem”, afirma Yara Barros, coordenadora do projeto.

Rara ave Uiraçu é flagrada em vídeo.
Foto: Reprodução.

Por que o uiraçu é tão difícil de ser visto?

Conhecido como “águia-fantasma” e também chamado de gavião-real-falso, o uiraçu (Morphnus guianensis) é uma das aves mais difíceis de serem avistadas no Brasil. Ele costuma se acomodar no alto das copas das árvores, passando despercebido pela maioria das pessoas.

A espécie se assemelha às harpias (Harpia harpyja), chamadas de gaviões-reais, tanto pela coloração quanto pelo porte, mas apresenta algumas diferenças marcantes. O uiraçu é ligeiramente menor, com asas e cauda longas, peito claro com faixa escura e corpo mais esguio. Sua crista é menos evidente do que a das harpias, característica que ajuda a diferenciá-lo.

O aparecimento do uiraçu indica a boa qualidade ambiental do Parque Nacional do Iguaçu. Como predador de topo, a ave desempenha um papel essencial no equilíbrio ecológico, controlando populações de mamíferos como roedores, marsupiais e primatas, além de répteis, como serpentes e lagartos, e diversas espécies de aves menores.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna