Surpresa

Radares irregulares instalados na Avenida das Torres

Quem vem de São José dos Pinhais pela Avenida das Torres vai encontrar, em dois pontos, radares instalados de maneira irregular atrás dos semáforos. O empresário Ewerton Silvério, que trabalha em frente a um dos equipamentos (próximo ao viaduto da Curva do Tomate), desconfia: “Eles instalaram faz pouco mais de uma semana e parece que é fiscalização para gerar multa.” Mesmo assim, o empresário concorda que não tem lógica a instalação dos novos radares exatamente do lado de outro antigo, com o brasão da prefeitura. O outro equipamento irregular está instalado alguns quilômetros depois, em frente ao Supermercado Walmart.

A assessoria de imprensa da prefeitura informa que esses equipamentos não foram colocados pelo município e a empresa que instalou – cujo nome não foi revelado – já foi notificada. “Teria que ter placa avisando que é equipamento de teste”, informam.

Legislação

Apesar da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor desde dezembro de 2011, e extingue a obrigatoriedade da sinalização de radares nas ruas e estradas do País, os equipamentos têm normas de sinalização próprias. Segundo a assessoria de imprensa, o equipamento tem que ficar visível ao usuário. Além do poste com a base pintada de verde, os equipamentos têm o brasão do município. Há também pintura indicativa no chão alguns metros antes e, ao longo da via, placas alertando o monitoramento por radares.