Racionamento na Grande Curitiba está perto do fim

A Sanepar decide na manhã de hoje se mantém a suspensão do rodízio do racionamento para o grupo 5, que atinge os bairros Cajuru e Uberaba de modo parcial e o municípios de Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais, também parcialmente. Porém a tendência é que o fornecimento de água não seja interrompido às 14h, já que a bacia incremental, que vem abastecendo Curitiba e região desde a interrupção temporária do rodízio, continua com um volume razoável. Isso inclusive está possibilitando a manutenção das comportas das barragens do Iraí e de Piraquara I fechadas. Na soma, as duas estão com capacidade de 35%, 7% a mais do que no período mais crítico da estiagem.

Segundo o gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antônio Carlos Gerardi, ainda é cedo para comemorar o fim do racionamento, já que o regime de suspensão ainda é provisório. ?A tendência, com o início das chuvas, é de que o rodízio caminhe para o fim. Porém não há uma data específica para o término?, diz. Apesar disso, Gerardi se mostra otimista em função das chuvas expressivas que vem atingindo Curitiba e região nos últimos dias. ?Após um julho e um agosto atípicos, setembro começa com indícios de repetição da média histórica de chuvas para o mês. Se chover o que normalmente chove em setembro, outubro e novembro, a situação se normaliza?, considera o gerente.

No que depender das previsões feitas pelo Instituto Tecnológico Simepar, a tendência é de que, muito em breve, os dias com o corte de fornecimento de água acabem. Com a chegada da primavera, uma mudança atmosférica, com a chegada de mais umidade e calor, trazem com ela maior índice pluviométrico. ?Historicamente começa a chover mais em setembro e a tendência está se confirmando. Com as mudanças atmosféricas, as frentes frias não passam em branco?, explica o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar. Já para esta quinta-feira, é prevista a chegada de nova frente fria, que deve trazer pancadas de chuva na sexta-feira. Também a partir de quinta-feira, as temperaturas devem subir sensivelmente, já que nos últimos dias as manhãs e as noites têm sido frias. Ontem a temperatura mínima registrada em Curitiba foi de 10 graus centígrados e hoje deve ficar em 8ºC. Com o sol, as temperaturas tendem a aumentar gradativamente durante o dia.

Voltar ao topo