Quinta-feira é dia de pedalar à noite em Curitiba

Iniciado há três anos por um grupo de amigos para passear de bicicleta pela cidade à noite, o Bike Night ? que acontece às quintas-feiras ? vem contando com um número cada vez maior de adeptos. Na semana passada, por exemplo, 120 pessoas participaram do passeio que durou quase duas horas e percorreu vários bairros, entre o Largo da Ordem e Santa Felicidade.

Nesta quinta-feira (31) o passeio será em direção à Avenida Arthur Bernardes seguindo depois para o Alto da XV. A organização é da O Bike Night é organizado pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer em parceria com a Bike Line, empresa que organiza passeios ecológicos para ciclistas no Paraná e Santa Catarina e com a Diretran, que faz a segurança do trânsito no trajeto dos ciclistas.

O empresário Roberto Coelho, da Bike Line, conta que no início o grupo era muito pequeno e o passeio se resumia a algumas voltas no bairro. A idéia, afirma, era apenas pedalar um pouco para relaxar das tensões do dia. ?Agora faz parte do programa de lazer de curitibanos que gostam de rodar por aí, percorrendo bairros com a segurança oferecida pela Diretran e a boa infra-estrutura garantida pela secretaria?, diz.

A concentração, agora, é sempre na Praça Garibaldi, às 20 horas de quinta-feira. Os trajetos são sempre diferentes e têm, em média, 20 quilômetros percorridos em cerca de duas horas.

Segurança ? Desde que a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer passou a coordenar o Bike Night, o programa ganhou, além de mais adeptos, mais segurança e completa infra-estrutura. Todos os passeios são acompanhados por motociclistas da Diretran e por uma Kombi de apoio da secretaria, pa o transporte de bicicletas ou atletas que tenham apresentado problemas no percurso.

Além dessa segurança, os participantes contam com a ação de atletas de várias modalidades, beneficiados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, que dão sua contrapartida social, atuando gratuitamente em programas da secretaria e em horários não coincidentes com os de trabalho.

É o caso de Diego Montecelli, 21 anos, da modalidade thriatlon. Com ajuda da lei de incentivo foi o sétimo colocado no Campeonato Brasileiro de Thriatlon este ano, em Vitória (ES), prova seletiva para o mundial na Nova Zelândia.

Também Luiz Guilherme Miola e Guilherme Valenza Manocchio, do triatlo, oferecem apoio técnico aos ciclistas como contrapartida ao apoio que recebem através da Lei de Incentivo ao Esporte. ?A lei permite a concretização de importantes projetos e nos ajuda a conquistar títulos e prêmios que abrem portas para futuros patrocínios?, diz Miola, 20 anos, quinto colocado no Campeonato Brasileiro deste ano. Além de atuar no Bike Night, ele ajuda no treinamento de portadores de deficiência visual que fazem aulas de natação na Universidade Positivo (Unicemp).
Os ciclistas do Bike Night contam também com a ajuda de Rafael França Scuissiato, 18, quinto colocado no campeonato catarinense profissional sub-23 deste ano.

Serviço Passeio Ciclístico Noturno ? Concentração às 20h desta quinta-feira (31) em frente ao Relógio das Flores. Trajeto: ruas Dr. Kellers, Visconde de Nácar e 24 de Maio; Avenida Visconde de Guarapuava, Rua Castro Alves e avenidas Iguaçu e Arthur Bernardes. Retorno, na direção Leste, pela Avenida Getúlio Vargas e Ruas Conselheiro Laurindo, Benjamim Constant, Ubaldino do Amaral, Avenida Souza Naves, ruas Padre Germano Mayer e Marechal Deodoro. O passeio se estende ao longo da Avenida Victor Ferreira do Amaral até o retorno por baixo do viaduto da BR-476 (antiga BR-116). A volta ao centro será feita pela Avenida Victor Ferreira do Amaral, Ruas 15 de Novembro, Tibagi, Marechal Deodoro e Emiliano Perneta. E conclui pela Travessa Jesuíno Marcondes, o contorno de parte da Praça Osório, Alameda Cabral, ruas Cruz Machado e Ermelino de Leão, até o contorno da Praça João Cândido, Avenida Jaime Reis e chegada defronte à Sociedade Garibaldi.

Voltar ao topo