Queniano vence a maratona de Curitiba neste domingo

O queniano David Kiprotich Bowen é pelo segundo ano consecutivo o vencedor da Maratona da Caixa de Curitiba, realizada na manhã deste domingo (17). A prova principal, que compreende trajeto de 42 quilômetros, cortou vários bairros da cidade.

“Esta é uma maratona campeã, que agrega grandes atletas internacionais e que se tornou referência em corrida de rua”, disse o prefeito Gustavo Fruet, que acompanhou a chegada dos primeiros colocados.

Em segundo lugar ficou Alessandro de Souza, paranaense de Pinhais e, em terceira colocação o queniano Willy Korir Kimutari.

David Bowen, que completou a prova em 2’19”39 recebeu um troféu e um prêmio de R$ 13 mil. “O percurso de Curitiba é muito difícil, mas consegui superar as adversidades como a clima e as subidas íngremes”, disse o queniano, bicampeão de 2012 e 2013.

Para o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Junior, a Maratona da Caixa é a grande marca da corrida de rua de Curitiba. “É o principal evento das corridas de rua, que traz a cidade atletas de alto desempenho de todo o mundo”, disse ele.

Na categoria feminina, a queniana  Malakuen Jepkogei, que fez o tempo de 2’50”53, foi a vencedora, seguida pela brasileira Adriana Domingos da Silva e, em terceiro lugar ficou Dorice Chepchumba Todopus, também queniana.

Na prova de 10 quilômetros, foram classificados nos primeiros lugares masculino os atletas Alexandro Pereira, Eleu Teixeira e Ernani Mendes. No feminino, a vencedora foi  Rosangela Gavinski, seguida de Keila Cristiane e Angelica Pronsati.

A Maratona Caixa de Curitiba teve 4.100 participantes nas três categorias da prova – 5 km, 10 km e 42 km. Eram pessoas de todas as idades. Como as amigas Elizandra Vitorassi, de 30 anos, e Cauana Reis Rosa, de 24 anos, que fizeram o percurso de 10 quilômetros. “Viemos porque é saudável e ajuda manter a forma”, disse Elizandra.

Um dos destaques foi Eduardo Aparecido França, 34 anos,  usuário de cadeiras de rodas. “Faço questão de participar todos os anos. É superação”, disse ele. Outro atleta que chamou a atenção foi Fábio ramos, que ficou em quinto lugar na prova dos 42 quilometros, uma surpresa, pois não tinha se inscrito para o pelotão de elite.

 A Maratona Caixa de Curitiba é organizada pela Latin Sport e tem o apoio Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.