Queimar lixo pode dar multa

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente da capital está alertando a população sobre a queima de lixo e resíduos vegetais (galhos, folhas e restos de jardim). Nesta época do ano, com o aumento de folhas secas, o número de denúncias contra a queima de lixo chega a dobrar na secretaria. Em média, são 30 denúncias por mês. A queima de resíduos a céu aberto é proibida pela lei municipal 7833, de 1991, e pode gerar uma multa de R$ 800,00 em caso de reincidência. Para evitar a queima, a prefeitura orienta a população à dar uma destinação correta ao lixo.

No caso do lixo doméstico deve ser encaminhado para a coleta pública. Os moradores podem aproveitar as folhas e restos de grama para adubar hortas e canteiros de flores. Já os galhos maiores, provenientes da poda de árvores, podem ser coletados pelo Departamento de Limpeza Pública, que atende pelo telefone 338-8399.

“Estamos trabalhando diariamente para garantir a coleta do lixo vegetal em toda a cidade”, disse Nelson Xavier Paes, diretor do Departamento de Limpeza Pública. O setor atende cerca de 3 mil pedidos de coleta por mês e encaminha o material ao aterro do Parque Náutico, no bairro Boqueirão.

Os moradores que solicitarem a coleta devem fornecer o endereço da residência ou do imóvel e colocar o material na calçada, para facilitar o recolhimento. As folhas e restos de grama devem ser embalados em sacos plásticos para evitar que sejam espalhados pelo vento. A coleta é feita em até 15 dias úteis.

“Como o serviço é gratuito e o número de solicitações é muito grande, fazemos um cronograma para garantir o bom atendimento a todos os bairros”, explica Xavier.

O serviço pode ser utilizado apenas para podas de árvores – para o corte, o morador deve solicitar autorização pela central de atendimentos da Prefeitura, no telefone 156.

Voltar ao topo