Campos Gerais

Queda de ônibus em ribanceira deixa ao menos 10 mortos

Dez pessoas morreram e 29 ficaram feridas, seis em estado grave, no tombamento de um ônibus de turismo, no quilômetro 155 da PR-090, entre Piraí do Sul e Ventania, nos Campos Gerais. O acidente foi por volta das 7h15 de ontem. O veículo levava 52 pessoas, a maioria estudantes universitários que saíram de Belém (PA) pra participar de um congresso de informática, em Curitiba.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o ônibus colidiu contra a canaleta lateral da pista, atingiu um caminhão que viajava no sentido contrário e caiu na ribanceira. O acidente aconteceu num trecho de pista simples, conhecido como “Serrinha de Piraí”. O caminhoneiro contou à polícia que o motorista do ônibus, Manoel Maria Lopes de Pina, 55 anos, perdeu o controle do veículo, mas o motivo não foi apurado.

Gritos

Pelo menos três vítimas foram arremessadas para fora do veículo e outras ficaram presas embaixo do ônibus. Morreram seis homens e quatro mulheres. Colegas dos passageiros, que seguiam em outros dois ônibus, ajudaram no socorro. Eles relataram que as vítimas gritavam de dor e frio.

Várias ambulâncias dos bombeiros e da prefeitura de Piraí do Sul ajudaram no socorro às vítimas. Os corpos foram recolhidos pelo Instituto Médico-Legal de Ponta Grossa, a cerca de 130 quilômetros do local do acidente. Os feridos foram conduzidos aos hospitais de Piraí do Sul, Castro e Ponta Grossa. A UFPR não tem informações de como serão transportados os corpos para seu estado de origem, mas duas vans levarão os alunos com ferimentos leves.

Congresso

Os passageiros participariam do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, para mil alunos, que começou ontem e termina amanhã, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O coordenador do congresso, Luciano Silva, afirmou que a UFPR prestará suporte às famílias das vítimas, incluindo assistência psicológica. Até a noite de ontem, três mortos haviam sido identificados: Bruno Azevedo Amaral, 22 anos, Sivaldo Miranda do Nascimento Júnior, 22, e Renato Iori Costa da Conceição, 18.

Segundo

Em três anos, este foi o segundo grave acidente envolvendo ônibus de turismo no mesmo trecho da PR-090. Na madrugada de 30 de abril de 2009, seis pessoas morreram e 42 ficaram feridas no choque de um caminhão bi-trem com um ônibus, no quilômetro 159. Morreram o motorista do caminhão e cinco passageiros do ônibus, que iam para um evento religioso em Balneário Camboriú (SC).

Veja aqui a galeria de fotos do acidente.