Passageiro do improvável

Queda de galho de árvore acerta ônibus em Curitiba

O improvável aconteceu. Ontem, por volta das 15h15, uma árvore atingiu um ônibus, ao se partir por causa do peso de um dos galhos. O acidente ocorreu na Rua Mateus Leme, no Centro Cívico, com a linha metropolitana Curitiba-Itaperuçu. O trânsito ficou em meia pista até a conclusão do trabalho de retirada dos galhos e da árvore.

Para o motorista do ônibus, Joilson Miranda, de 25 anos, foi como se “um raio tivesse caído. Era o mesmo barulho”, afirmou. Ele disse que o ônibus estava parado no ponto e ia começar a seguir viagem quando o galho da árvore, da espécie Alfeneiro, cedeu. Em quase dois anos de profissão, o episódio foi o mais inusitado da carreira. “Acho que vou anotar os número da placa e jogar, depois desse susto todo”. O cobrador Lucas Felipe Santos, 18, disse que no momento do “estalo” havia 25 passageiros, mas ninguém se feriu. “Todos ficaram com aquela cara de susto e quem já tinha saído do ônibus correu para não se machucar.”

Corte

De acordo com a Urbs, não há estatísticas sobre acidentes desse tipo, devido a raridade de casos envolvendo quedas de árvores sobre os ônibus do transporte coletivo. Entretanto, os funcionários da empresa A Jardineira, que removeu a árvore, afirmaram que as quedas de galhos e árvores têm sido frequentes. Pelo menos uma vez por semana são chamados para esse tipo de serviço na cidade.

Uma das razões para isso é o modo como a Copel poda as árvores. “Eles priorizam a copa e esquecem das laterais. Com isso, os galhos crescem e ficam pesados a ponto de partir a árvores”, explicou um dos funcionários que não quis ser identificado.

Voltar ao topo