VERÃO

Quatro pontos impróprios pra banho no Paraná

Foto: Átila Alberti.

O verão paranaense começa com boa condição para banho nas águas do Litoral e do Interior do Paraná. De acordo com o primeiro boletim de balneabilidade do verão, divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), dos 49 pontos monitorados semanalmente no Litoral, apenas quatro estão impróprios para banho; e dos 17 locais monitorados no Interior apenas um não é recomendado.

O monitoramento feito pelo instituto durante toda a temporada possibilita verificar a contaminação da água por esgoto sanitário clandestino e avalia a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, de contato direto e prolongado com a água (tais como natação, mergulho, esqui-aquático).

Leia mais: Criança morre afogada em pesque-pague da Grande Curitiba

“São medidos os níveis de Escherichia coli (E.coli) na água, que é um coliforme fecal e, dependendo do número de organismos detectados, a água se torna própria ou imprópria para banho, de acordo com critérios estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente)”, explica a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle de Poluição, Ivonete Chaves.

LITORAL – O monitoramento mostra que na Ponta da Pita, em Antonina, os dois locais no Rio Nhundiaquara e no Rio Marumbi, ambos em Morretes, estão impróprios para banho. Ao todo, são monitorados semanalmente 49 pontos na região, são 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, cinco na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Além desses locais, o boletim também traz informações importantes de outros 10 locais considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente de época do ano. Esses locais estão destacados em letras maiúsculas nos boletins. “São locais que se apresentam permanentemente como impróprios para banho pois, devido a análises que fazemos de maneira esporádica durante todo o ano, sempre apresentam concentração de coliformes fecais acima do limite legal. Nesses pontos o banho não é indicado em nenhum momento”, diz Ivonete.