Ensino superior

Quase 6 mil ficam de fora do vestibular da UFPR

No ano em que completa seu centenário e registrou a maior greve da história, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou ontem, em Curitiba e Palotina, a primeira fase do vestibular 2012/2013. Foram 50.327 candidatos inscritos espalhados pelos 33 locais de prova nas duas cidades. Destes, 5.976 não compareceram para o concurso, correspondente a 11,89% dos inscritos.

A concentração do maior número de estudantes foi na sede da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com 11.154 vestibulandos. Pelo excesso de candidatos, o trânsito nas proximidades do campus ficou complicado até momentos antes do fechamento dos portões. Por isso, a organização do concurso decidiu fechar os portões 10 minutos além do previsto em todos os locais de provas.

No setor de Ciências Agrárias, o vestibulando Bruno Henrique Lovato, de 19 anos, que concorre a uma das vagas no curso de Agronomia, chegou ao local às 13h33, mas foi beneficiado pela tolerância de 10 minutos. “Foi por sorte. Só por Deus mesmo. Errei o local e vim correndo”, desabafou o candidato.

Foi neste local também que os 50 candidatos com necessidades especiais realizaram o concurso. Os locais foram adaptados para que os estudantes pudessem participar do processo seletivo. Quatro candidatos com sarampo fizeram a prova no Hospital de Clínicas e outro vestibulando com fratura na tíbia fez no Hospital Evangélico.

Outros locais que registraram o maior número de candidatos foram a Universidade Positivo, com 8.785 vestibulandos, no campus do Jardim Botânico, 4.146, no Centro Politécnico com 3.320, e na Unicuritiba com 3.601 candidatos.

Aprovados

O resultado desta fase do vestibular da UFPR será divulgado no próximo dia 26. Os classificados para a segunda etapa farão as provas nos dias 9 e 10 de dezembro. O resultado com os 5.087 aprovados deverá ser divulgado em 18 de janeiro. Os cursos mais concorridos no vestibular da UFPR deste ano são medicina com quase 45 candidatos por vaga, arquitetura e urbanismo, com 25 concorrentes por vaga, publicidade e propaganda com 23 e jornalismo com 21 vestibulandos por vaga.