Apenas um ponto do litoral do Paraná está impróprio para banho nesta semana, a da Ponta da Pita, em Antonina, de acordo com o 7º boletim de balneabilidade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Ao todo, são monitorados semanalmente 49 pontos no Litoral do Paraná – 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Além deste, o boletim aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano. No boletim, eles estão destacados em letras maiúsculas.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Sinalização

O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. As bandeiras são alteradas pelos bombeiros toda sexta-feira, no período da manhã, se for necessário.

A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha indica que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

80% dos afogamentos nas praias são em área de corrente de retorno; mas o que é isso?