PUCPR sedia encontro de recreação e lazer

Termina hoje, em Curitiba, o 18.º Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel). Iniciado na última quarta-feira e tendo como sede a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o evento deste ano teve como tema Lazer no Espaço Urbano: Transversalidade e Novas Tecnologias.

?O lazer é extremamente importante. A busca pelo espaço público é uma necessidade de convivência social e por isso responsabilidade tanto dos governos quanto das empresas privadas?, defende João Eloi Carvalho, mestre em Educação, professor de Educação Física da PUCPR e organizador do evento. ?E que outra cidade para se discutir isso no Brasil que não Curitiba??, pondera.

O educador explica que até o século XX a escola e a sociedade preparavam os indivíduos para o trabalho. Hoje, as atividades profissionais tornam a rotina extremamente atribulada, mas o lazer ganhou uma importância especial. ?Não é à toa que os parques, praças, museus, teatros e cinemas são ambientes valorizados?, diz.

Na avaliação do professor, Curitiba ainda é privilegiada neste quesito, pois muitas das instalações públicas urbanas são partilhadas igualmente, especialmente na área central. ?O problema é quando discutimos a periferia. Aí percebemos que muitas destas áreas não podem ser utilizadas?, conta.

Voltar ao topo