A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) deve receber mais de R$ 3 milhões em recursos do Fundo Tecnológico (Funtec) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para desenvolver pesquisas com células-tronco.

continua após a publicidade

Os recursos serão aplicados na estruturação do Centro de Tecnologia para Terapia Celular da PUCPR, que vai fornecer células-tronco para pesquisas da Rede Nacional de Terapia Celular.

A PUCPR, junto com a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (Fundherp), é uma das duas instituições que serão contempladas pelos recursos do Funtec. Para o coordenador do Núcleo de Cardiomioplastia Celular da PUCPR, Paulo Roberto Slud Brofman, a escolha da universidade para a aplicação dos recursos significa um reconhecimento pelo trabalho de ponta desenvolvido na área de pesquisa celular. “Trata-se de um marco na pesquisa celular do Paraná,” afirma.

Segundo Brofman, a verba será usada para equipar o centro de tecnologia da PUCPR com os equipamentos mais atuais, além de possibilitar a aquisição de insumos para pesquisa.

continua após a publicidade