PUCPR festeja seu 50.º aniversário

O prefeito Beto Richa participou na noite desta quinta-feira (26) de sessão solene na Assembléia Legislativa comemorativa aos 50 anos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC). A proposição da homenagem foi feita pelo deputado Alexandre Cury. O reitor da PUC, Clemente Ivo Juliatto, recebeu Menção Honrosa pela contribuição da instituição ao ensino no Estado.

Formando em engenharia civil pela PUC, o prefeito Beto Richa disse que a universidade, ao completar 50 anos, consolida seu nome como referência nacional em qualidade do ensino superior e nos diversos cursos de pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado.

“Por sua tradição e conquistas, a PUC é motivo de orgulho para Curitiba e para milhares de homens e mulheres que lá tiveram o privilégio de se graduar”, disse Richa. “São várias as gerações de alunos que, mais do que uma profissão, saíram da PUC carregando para o resto da vida os princípios fraternos de justiça social, igualdade e dignidade”, acrescentou.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus, disse que a sessão solene é o reconhecimento a uma instituição que, nascida na comunidade, ganhou foro de representação da sociedade como espaço de produção e divulgação de idéias, centro de pesquisas, formação humanística. “Profissionais formados na PUC prestam os melhores serviços a nossa cidade, ao nosso Estado e ao nosso país”, afirmou.

O reitor Clemente Ivo Juliatto disse que a PUC completa 50 anos oferecendo 62 cursos de graduação, 21 programas de pós-graduação e mais de 150 cursos lato-sensu, distribuídos em seus cinco campi. “Além disso temos convênio com 60 instituições de ensino superior em 13 países”. O reitor lembrou que a PUC conta com 1.300 professores, 5 mil funcionários e 14 mil estudantes. A instituição formou 100 mil alunos em sua história.

Participaram da homenagem diretores, coordenadores e professores da PUC e autoridades municipais e estaduais.