Festa

PUCPR divulga resultado do vestibular

Após um ano inteiro de muito estudo e dedicação, candidatos aprovados no vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) fizeram a festa e promoveram ontem o tradicional banho de lama no campus da instituição, em Curitiba. Foram aprovadas cerca de 8 mil pessoas, em sessenta cursos. E uma baiana foi o grande destaque do concurso.

Isso porque o primeiro lugar geral ficou com Daniela Pessoa de Góes Calmon, de 17 anos, aprovada no curso de Direito. Ela é nascida em Salvador, mas mora há oito anos em Curitiba.

Segundo Daniela, que ganhou uma bolsa de estudos integral da instituição, não existe fórmula mágica para passar no vestibular. “O segredo é estudar muito. Eu tive que me esforçar bastante, pois fiquei, até a metade do ano, fazendo intercâmbio fora do Brasil. Agora vejo que valeu a pena”, comentou.

A adolescente, que pela primeira vez tentou vestibular, se disse bastante contente com o resultado obtido. Entretanto, ainda não sabe se vai cursar a PUCPR.

“Vou tentar a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e outros vestibulares. Depois que sair o resultado de todos, vou decidir”. Daniela cursou o ensino médio no colégio Bom Jesus.

Lucimar do Carmo
Daniela, primeiro lugar geral.

Reitor

Para o reitor Clemente Ivo Juliato, a marca desta edição foi o aumento de concorrentes. “Neste ano, tivemos cerca de 2 mil concorrentes a mais do que no ano passado, o que é um indicativo muito bom para a universidade.”

Neste ano, o curso mais concorrido foi Medicina, com 22 candidatos por vaga, seguido de Engenharia Civil (6) e Direito (5). Pela primeira vez, o concurso da instituição foi realizado em dia único. Entretanto, a tendência é que, no próximo ano, volte a ser feito em dois dias.

“Fizemos em um dia porque estávamos com falta de data. Porém, é muito pesado e cansativo para os candidatos”, disse o pró-reitor Administrativo, de Planejamento e de Desenvolvimento da PUCPR, Valdecir Cavalheiro.

A matrícula para os novos alunos irá ocorrer entre os próximos dias 17 e 21, mediante apresentação do boleto referente ao pagamento da primeira mensalidade.

Entre os dias 24 e 28, deverá ser feita entrega de documentação de acordo com o cronograma de cada curso. Os documentos necessários são: fotocópia da certidão de nascimento ou casamento, da cédula de identidade, do CPF e do comprovante de escolaridade. Mais informações: www.pucpr.br.