PUC oferta 500 vagas a alunos carentes

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) vai aderir ao Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação (MEC). Em 2005, serão oferecidas cerca de quinhentas vagas – em média seis vagas por curso – a estudantes carentes que tenham renda familiar de até um salário mínimo por pessoa.

"Para se candidatar a uma vaga do Prouni, o estudante também precisa ter participado do Enem", explica o reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto. "Porém, neste primeiro ano de adesão ao programa, vamos abrir uma exceção e um quarto das vagas destinadas ao Prouni poderá ser ocupada por pessoas que não fizeram o Enem. A universidade vai selecionar os candidatos".

Segundo o reitor, o Prouni é uma iniciativa do governo federal que promove inclusão social, abrindo a possibilidade para que jovens que não têm a oportunidade de ingressar em uma universidade pública – devido à alta concorrência – nem em uma universidade particular – devido aos valores das mensalidades – venham a concluir o terceiro grau. "É uma porta que se abre às pessoas menos favorecidas", comenta Clemente. "Estamos aderindo ao programa porque ele é compatível com a nossa filosofia de trabalho. Na PUCPR, 10.665 alunos recebem algum tipo de benefício, como por exemplo bolsa de estudos total, parcial e estágio remunerado. Não fazemos distinção entre quem paga e quem não paga. Todos recebem o mesmo tratamento".

Em troca da destinação de vagas ao Prouni, as universidades particulares ficam isentas de alguns impostos. Porém, o reitor lembra que a PUCPR se encaixa na categoria de universidades filantrópicas, não tendo isenção de impostos, mas imunidade tributária. "20% da receita da PUCPR é dada em forma de filantropia".

Para concorrer às vagas do Prouni, os candidatos precisam se inscrever no site do MEC (www.mec.gov.br/prouni) e posteriormente, até o próximo dia 14, no site da PUCPR (www.pucpr.br). Como as inscrições para o Prouni vão até dia 17 de dezembro e para o vestibular da PUCPR até 14, a universidade está estudando uma solução para atender aos alunos inscritos no programa que por acaso venham a procurá-la após o encerramento das inscrições para o vestibular.

O vestibular da PUCPR será realizado entre os dias 21 e 22 de dezembro. O resultado será divulgado em 12 de janeiro e o ano letivo de 2005 terá início em 14 de fevereiro. As vagas do Prouni serão oferecidas em todos os cursos e em todos os campi da instituição: Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá.

Voltar ao topo