Comemoração

Público prestigiou desfile da Independência

Uma manhã ensolarada e sem nuvens contribuiu ainda mais para a beleza do desfile da Independência durante a manhã de ontem, na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.

Mesmo com temperatura de 5,5 graus registrada no início da manhã, o público não deixou de assistir ao tradicional desfile de sete de setembro, que reuniu tropas e veículos do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e quatro aeronaves da Aeronáutica.

De acordo com o coronel coordenador do evento, Ernani Lunardi, mais de 50 mil pessoas assistiram ao desfile que comemorou os 186 anos de Independência do Brasil. “Foi um belo evento, tudo saiu dentro do que tínhamos programado. Todos estão de parabéns”, diz.

Treinamento

Um dos momentos mais emocionantes para Selmira Hoch, foi a apresentação da Ordem Unida Sem Comando, da Academia da Polícia Militar do Guatupê. “Foi um momento lindo, chorei de emoção, a sincronia estava perfeita, a música foi muito emocionante”, descreve a curitibana, que esteve pela primeira vez no desfile.

Desde 1982, quem abre o desfile é o tenente-coronel José Evane Dutra, que no final da cerimônia, apagou o fogo simbólico da Pátria, encerrando as comemorações.

“O desfile de sete de setembro é o despertar do sentimento patriota da juventude. Faço questão de participar todos os anos”, conta. Além das tropas militares, desfilaram estudantes de nove escolas municipais, 23 estaduais e outras nove instituições civis.