Ajuda

Psicóloga do Paraná se destaca em Santa Catarina

Dentre todas as ações voluntárias aos desabrigados de Santa Catarina, a ajuda da psicóloga paranaense Marisa Lobo Franco vem ganhando destaque. Moradora do Bairro Alto, em Curitiba, Marisa completa hoje 26 dias ajudando os 78 moradores do abrigo da Escola de Educação Básica Domingos José Machado, próximo ao Morro do Baú, em Ilhota (SC), local mais atingido pelos deslizamentos.

Por conta da ajuda da psicóloga, o local começou a se destacar e receber membros de outros abrigos catarinenses interessados no modelo aplicado na escola.

“A participação dela foi excelente. Nosso abrigo se tornou referência em todo o estado. Estamos com a auto-estima elevada, assim como a de todos que moram aqui”, diz o coordenador do abrigo, Nilson Reinert.

De acordo com Marisa, todas as matérias sobre os deslizamentos e os desabrigados a levaram a ajudar os catarinenses. “Nunca imaginei que meu estudo sobre recuperação emocional pós-tragédia seria colocado em prática tão rápido. Sabia que as pessoas que estavam ajudando não eram preparadas para encarar um problema de conseqüências emocionais tão grandes às vítimas quanto os deslizamentos. Logo que vi a situação de Santa Catarina arrumei minha mala, juntei donativos e fui para Ilhota”, conta.

Ao chegar no abrigo, Marisa conta que a situação equiparava-se à de uma guerra. “Tudo estava muito desorganizado. Os coordenadores da casa estavam quase desistindo de suas atividades por não darem conta da reação das pessoas ao verem tudo perdido”, explica.

Mesmo com as discussões entre as famílias instaladas na escola, trabalhar com as crianças foi o maior desafio enfrentado pela psicóloga. “Através de desenhos, comecei a recuperar emocionalmente essas crianças. Elas fizeram novas amizades, começaram a pensar no futuro e também em como poderiam ajudar suas famílias. Assim, começamos a trazer auto-estima a esses jovens e indicar um novo caminho de vida após a tragédia”, conta a psicóloga.

Solução

Para dar fim aos conflitos entre os adultos, Marisa, em parceria com as mulheres do abrigo e com a aprovação da Secretaria Municipal de Educação, criou o Ninho do Amor: uma sala reservada, onde os casais podem ter seus momentos de intimidade.

“Muitas brigas e traições estavam acontecendo por conta da situação que enfrentamos no abrigo. No mesmo dia em que criamos a sala, toda a escala para utilização estava completa. Após a criação do espaço, percebemos que os conflitos reduziram substancialmente”, avalia.

Voltar ao topo