Protesto de moradores impede trajeto de trem

O fechamento da transposição sobre a rua José Giostri Sobrinho, no Cajuru, zona leste de Curitiba, motivou um outro protesto, ontem pela manhã, só que desta vez dos moradores do Jardim Acrópole e Solitude. Os manifestantes não hesitaram em atear fogo em pneus que foram colocados sobre os trilhos do trem. Conforme informaram técnicos da ALL (América Latina Logística) ? concessionária das ferrovias da Malha Sul da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) ?, que estavam no local, o trajeto de quatro trens foi impedido por duas horas.

Apesar de o fogo ter sido apagado e a linha férrea ter sido liberada antes das 10h, os moradores ameaçam voltar a colocar fogo em outros pneus. A passagem de nível foi desativada na segunda-feira, segundo os moradores, enquanto era realizado o protesto dos moradores das vilas Centenário e São Domingos, nas proximidades. A maioria das pessoas que liderava o protesto ontem, também estava presente na manifestação de segunda-feira, na Rua Amador Bueno.

Para fechar a transposição, foi aberto uma vala e colocados quatro tubos de concreto e placas sinalizadores (amarela e preta) horizontais. Os tubos foram destruídos antes de a PM chegar ao local, por volta das 7h30. Os moradores alegavam que com o bloqueio, eles terão que caminhar mais para chegar nos pontos de ônibus e não terão mais segurança, pois a polícia não vai fazer a ronda no local. “Não vamos sair daqui enquanto a rua não for liberada”, avisava Geni Gomes de Farias Cresqui, do Jardim Acrópole.

A dona-de-casa Luciana Batista da Luz reclamava que até o ponto da linha especial foi mudado. “Vou ter que andar mais duas quadras para levar meu filho.” Segundo o comerciante Divino Marinho Oliveira, 15 mil pessoas do Jardim Acrópole e Solitude se beneficiam da passagem.

Os moradores ficaram no local durante a manhã e pediam a presença de representantes da Prefeitura. O fechamento das transposições sobre as ruas Amador Bueno e José Giostri Sobrinho estava previsto em acordo firmado entre a Prefeitura e a ALL, em outubro do ano passado.

Voltar ao topo