Proprietário terá que limpar terreno

A responsabilidade pela retomada dos trabalhos de limpeza no terreno cheio de lixo no Bairro Alto, em Curitiba, foi assumido ontem pelo atual proprietário. Em reunião com a Secretaria Municipal de Urbanismo, um representante do proprietário garantiu que a limpeza será feita.

Entretanto, a data para a continuidade dos trabalhos não foi definida e o nome do representante da empresa proprietária presente na reunião também não foi divulgado. De acordo com o secretário de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur, o proprietário também se comprometeu a fazer a vigilância no local para evitar que mais lixo seja jogado no terreno. Como isso será feito não se sabe, já que a empresa proprietária, a Curitiba Land, tem sede nos Estados Unidos e, segundo divulgado, possui representante apenas em São Paulo.

Na segunda-feira, a determinação havia sido outra. Em reunião com a equipe de Urbanismo, o secretário determinou que fosse feito um estudo para ver quanto custaria e quando poderia ser feita a limpeza, com a hipótese de lançar o custo do serviço na dívida ativa do terreno.

A primeira etapa da limpeza, que foi a roçada do mato, foi feita no último sábado por uma equipe da Prefeitura de Curitiba. A responsabilidade foi assumida depois que o antigo proprietário se recusou a fazer a limpeza, após entrega de notificação por fiscais da Prefeitura. Por exigir maior custo e maquinário apropriado, a fase de retirada dos entulhos foi, então, paralisada.

As reclamações sobre o terreno, que fica na esquina das Ruas Ângelo Breseghelo com José Fernandes Maldonado, foram publicadas em primeira mão por O Estado, na última semana de 2007. Com mais de 80 mil metros quadrados, o terreno servia como depósito para todo tipo de lixo, como garrafas, sacos de lixo aberto, pneus usados, roupas velhas e entulhos de construção civil. Outra preocupação dos moradores é que o local estava virando um ponto de venda e consumo de drogas. Os problemas não apareceram apenas agora. O antigo proprietário recebeu diversas notificações para limpeza da área, nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006.

Voltar ao topo