Bike como modal

Proposta quer ampliar número de ciclovias em Curitiba

A Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação da Câmara Municipal de Curitiba analisa hoje, na reunião das 14h, o projeto que institui a bicicleta como modal de transporte regular em Curitiba. A chamada “Lei da Bicicleta” foi protocolada em 2013 pela Associação Paranaense de Encaminhamento Legislativo Autônomo (Apela) e admitida pelo colegiado de Participação Legislativa.

O texto tramita com o substitutivo geral 031.00025.2014, que determina que 5% das vias urbanas da cidade sejam destinadas à construção de ciclovias e ciclofaixas. Pela proposta, os terminais de transporte coletivo, estabelecimentos de ensino, complexos comerciais como shopping centers e supermercados e as praças e parques públicos deverão ter espaços reservados para bicicletas, na forma de bicicletários e/ou estacionamentos.

Também na pauta de hoje, o colegiado também debate a matéria que propõe que as faixas exclusivas para ônibus sejam compartilhadas por táxis, motocicletas e bicicletas, de iniciativa do vereador Zé Maria (SD).