O aposentado José da Silva, 84 anos, mora no Bairro Novo, mas diariamente passa pelo terminal do Sítio Cercado. Ele vai visitar amigos, almoçar no restaurante popular e fazer compras. Seu José é obrigado a atravessar a Rua dos Pioneiros logo ao sair do terminal e essa simples tarefa se tornou perigosa nas últimas três semanas.

continua após a publicidade

Isso porque os canteiros ao redor do terminal estão tomados por placas com propaganda eleitoral. São centenas de cavaletes que atrapalham a vida dos pedestres e motoristas. “É um absurdo. Se fosse uma ou outra, tudo bem. Mas é muita placa e a gente tem que desviar delas. Atrapalha a nossa visão da rua e ainda deixa o bairro feio, com poluição visual impressionante”, desabafa Seu José.

Gerson Klaina

A estudante Roberta Conceição dos Santos, de 17 anos, mora próximo à Rua dos Pioneiros e também tem que atravessá-la diariamente para ir ao colégio. Ela conta que muitos dos carros e ônibus que passam no local não conseguem ter boa visibilidade dos pedestres. “Temos que olhar duas ou três vezes antes de atravessar. As placas atrapalham a visão dos motoristas”, conta.

Gerson Klaina

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), os candidatos podem colocar cavaletes nas ruas, no entanto a prática se torna irregular se o material atrapalhar a passagem de pedestres ou impedir a visibilidade do trânsito. Qualquer excesso na propaganda eleitoral deve ser denunciado ao juízo da 4ª. Zona Eleitoral, no Fórum Eleitoral, no Parolin, ou pelo site www.tre-pr.jus.br.

continua após a publicidade