Projeto Vamos Plantar chega a Manoel Ribas

Na última sexta-feira, a Eletrosul (Empresa Transmissora de Energia Elétrica do Sul do Brasil) e a Prefeitura de Manoel Ribas assinaram um termo de cooperação para viabilizar a implementação do Projeto Vamos Plantar, um dos principais entre os 21 que a empresa vem desenvolvendo na área de responsabilidade social. A cooperação vai permitir a utilização, para plantio, de uma área de cerca de quatro alqueires localizada nas dependências da Subestação Ivaiporã da Eletrosul, no quilômetro 27 da rodovia BR-466, bairro do Rio Azul, que vai beneficiar a comunidade carente do município.

“Esta é a primeira parceria do Projeto Vamos Plantar firmada neste semestre e servirá como modelo para as próximas iniciativas a serem realizadas no Paraná e nos outros três estados que fazem parte da área de atuação da Eletrosul Santa Catarina, RioGrande do Sul e Mato Grosso do Sul”, disse Jorge Felipe Carminati Grein, gerente da Regional de Manutenção da empresa no Paraná, que na ocasião representou o presidente da Eletrosul, Milton Mendes. O prefeito Antonio Camilo, de Manoel Ribas, afirmou que a primeira colheita poderá ser feita em breve. “Em seis meses teremos os primeiros resultados dessa parceria”, ressaltou.

Além de viabilizar o uso gratuito da área, caberá à Eletrosul permitir a captação e distribuir água para irrigação; fornecer combustível para máquinas que serão utilizadas no preparo do solo; fornecer sementes para o plantio e, se necessário, energia elétrica para irrigação; dar apoio técnico na implantação do projeto e fiscalizar questões relacionadas ao uso do solo e meio ambiente e controlar o aceso à área.

À Prefeitura de Manoel Ribas caberá a elaboração do projeto agrícola e de levantamento topográfico da área; a coleta e encaminhamento para análise de amostras do solo; buscar apoio junto a empresas privadas e instituições comunitárias para implementação do projeto; cumprir a legislação ambiental. Finalmente, a Prefeitura deverá enviar anualmente ao Comitê Nacional de Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, com cópia à Eletrosul, um relatório analítico mencionando as quantidades de cada produto colhido e sua destinação.

Voltar ao topo