Em Curitiba

Projeto que possibilita que usuários carreguem bicicletas nos ônibus será testado

A Prefeitura de Curitiba dará início nesta sexta-feira (10) a um projeto piloto voltado a permitir que o usuário do transporte coletivo possa transportar sua bicicleta no ônibus. O BRT Bike que, se aprovado, será ampliado para outras linhas do sistema, será testado em um ônibus da linha Centenário/Campo Comprido, adaptado para transportar, com segurança, duas bicicletas.

O lançamento será feito às 14h desta sexta-feira (10) no Terminal Campina do Siqueira. O ônibus, um biarticulado do eixo leste/oeste, será identificado com o pictograma da bicicleta, na parte da frente, e por adesivos informando horários e locais de acesso com a bicicleta.

As duas vagas para bicicletas estão localizadas ao lado da porta 5, por onde deve entrar o ciclista que estiver portando sua bicicleta. No espaço, a bike será acomodada em posição vertical e presa por cintos de segurança.

Neste período de teste – para avaliar, inclusive, o impacto na operação do transporte e cumprimento de horários – só será permitido embarque com bicicleta em horários específicos, fora do pico e apenas nos terminais do eixo e na estação da Praça Rui Barbosa.

O BRT Bike será desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Trânsito e Urbs.