Projeto promove integração de idosos com crianças

A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria do Idoso, antecipa as comemorações do Dia Nacional do Idoso, no próximo dia 27 de setembro. Nesta quarta-feira (24) e quinta (25) serão concluídas a 1º etapa do Projeto Intergeracional que envolve alunos da rede municipal de educação e a 3ª idade.
 
De acordo com a secretária do Idoso, Cristina Coelho, são cerca de 100 pessoas entre crianças e idosos que participaram do projeto. “Eles se comunicaram durante dois meses através de cartas sem se conhecerem. Nos textos, eles abordam as experiências diferentes que cada um teve e ainda tem na infância”, explicou.
 
“Nós podemos destacar que são infâncias com momentos distintos. Antigamente, brincava-se mais de bola e boneca, hoje, é quase tudo no computador”, ressaltou Cristina. Ainda segundo ela, além de cartas, alguns alunos pintaram em uma tela momentos especiais de suas vidas quando ainda eram crianças. “Mesmo na pintura, um não sabe o que o outro pintou. Eles usaram a mesma tela, que foi dividida, mas enquanto um pintava um lado, o outro estava coberto”, destacou.
 
Hoje a partir das 14h30, o primeiro grupo vai se conhecer. São alunos da 4ª série da Escola Municipal Cecília Hermínia, no jardim Sabará, e idosos da região. Já, amanhã, também a partir das 14h30, os alunos da 4ª série da Escola Municipal David Dequech, no jardim Ouro Verde, se encontram com outro grupo. Nesta quinta-feira durante o evento, também será apresentado um coral de idosos da região norte.
 
O Projeto Intergeracional é coordenado pelas professoras Celita Klepa e Edenir Silva Meneses. A Escola Municipal Cecília Hermínia fica na rua Luiz de Brito Almeida, nº 140, no jardim Sabará, telefone: (43) 3375-0123. Já a Escola Municipal David Dequech fica na avenida Winston Churchill, nº 1577, no parque Ouro Verde, telefone (43) 3375-0127.