A secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, visitou o projeto do palmito juçara, desenvolvido pelo Instituto Agronômico do Paraná em parceria com a Associação de Pequenos Produtores Rurais e Artesanais de Antonina, a Universidade Estadual de Ponta Grossa e com investimentos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em Antonia, no litoral do Estado. O projeto ainda conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

continua após a publicidade

De acordo com Lygia, esse projeto contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas e incentivar a preservação ambiental. “O objetivo é que o conhecimento produzido nas instituições de pesquisa e de ensino superior sirva para melhorar a qualidade de vida das pessoas e também para aproveitar a riqueza que temos no nosso Estado”, disse.

Intitulado “Geração de tecnologias para produção comercial de polpa de frutos de juçara no Litoral do PR”, o projeto pretende gerar emprego e renda aos agricultores familiares da região e contribuir com a conservação do palmito juçara, espécie hoje ameaçada de extinção. Através do Fundo Paraná, a Seti está investindo R$ 140 mil no projeto.

O coordenador do projeto e engenheiro agrônomo do Iapar de Ponta Grossa, Francisco Paulo Chaimsohn, disse que as indústrias farmacêuticas, de alimentos e de cosméticos demonstraram interesse pela polpa do fruto do palmito juçara. “O apoio da Seti está sendo fundamental. Sem ele, o projeto não seria feito”, afirmou.

continua após a publicidade