Projeto estende horário de funcionamento de creches

Tramita na Câmara Municipal de Curitiba um projeto de lei que estende o funcionamento dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para o período entre 18h e 6h do dia seguinte. Atualmente, a maior parte dos CMEIs fica aberta das 7h às 18h. O objetivo da proposta do vereador Juliano Borghetti (PP) é atender os pais que trabalham no período da noite e não têm com quem deixar os filhos. O serviço estaria condicionado à demanda das famílias da região onde está inserido o CMEI.

Pelo projeto, a abertura do novo horário em uma CMEI só seria possível se os dois pais ou responsáveis comprovassem que trabalham à noite. Os documentos que atestam esta condição seriam apresentados para a direção do CMEI a cada semestre. “Recebemos solicitações da comunidade, principalmente a mais carente, que vive na região sul da cidade, nos bairros Tatuquara, Pinheirinho, Caximba, Umbará e Sítio Cercado”, argumenta o vereador.

Horário ampliado

A Secretaria Municipal de Educação, por meio de assessoria de imprensa, informou que oferece um período a mais em quatro CMEIs onde houve a demanda por um atendimento mais extenso, principalmente por parte de catadores de material reciclável. Além do horário normal, entre 7h e 18h, há um expediente extra das 14h às 23h para crianças matriculadas nos CMEIs Pimpão (bairro Portão), Vila Parolin e João Batista Fontana (Guaíra) e Vila Torres (Prado Velho).

A secretaria comunicou que não recebeu qualquer solicitação para atendimento durante a madrugada e que, segundo um parecer do Ministério da Educação, a educação infantil deve ser ofertada no período diurno, pois fora disso, entraria em um aspecto mais social do que educacional.

Voltar ao topo