Projeto de lei do estacionamento gratuito é discutido com lojistas

O vereador Jair Cézar (PSDB) se reuniu, nesta semana, com Érico Mórbis, presidente do Sindishopping (Sindicato dos Lojistas do Comércio estabelecidos em Shopping Centers de Curitiba). O encontro, na Câmara de Curitiba, teve como pauta o projeto do parlamentar que estabelece gratuidade mínima de uma hora nos estacionamentos de shoppings da cidade. Após a reunião, Mórbis ficou de levar a discussão aos filiados do sindicato.

Aprovado em primeira votação no mês passado, o projeto precisa passar por um segundo turno, no plenário, antes de seguir para sanção do prefeito. Também foi aprovada emenda da vereadora Julieta Reis (DEM), determinando que a segunda hora também seja gratuita quando o cliente comprovar consumo equivalente a dez vezes o valor da taxa cobrada pelo uso do estacionamento.

A matéria foi retirada da pauta de votação para recebimento de parecer do Procon-PR proposto pelo vereador Algaci Tulio (PMDB).

Alvará
De acordo com Jair Cézar, não é justa a cobrança nos estabelecimentos comerciais, porque a liberação de alvará de funcionamento está condicionada à oferta de determinado número de vagas proporcional ao tamanho do comércio.
Dados do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) mostram que os estacionamentos dos seis maiores shoppings da cidade oferecem, ao todo, mais de 9.200 vagas.

Voltar ao topo