Projeto cultiva a paz nas regiões das escolas

Paz na escola e na região próxima a ela. Esse é o objetivo do Projeto Escola da Paz, desenvolvido em Curitiba e que teve um encontro ontem pela manhã. Durante o evento, foram apresentadas doze ações que podem ser úteis para a diminuição da violência.

A coordenadora do programa – que já tem oito meses de duração -, Dinorá de Almeida Picaz, explicou que as ações são em vários âmbitos, desde o combate ao uso de entorpecentes até problemas envolvendo a disciplina de uma maneira mais ampla. “O Escola da Paz é financiado pelo Programa Paz nas Escolas do Ministério da Justiça. Contamos com várias áreas da sociedade, como professores, conselhos, lideranças comunitárias e policiais. O objetivo é capacitar pessoas para disseminar a cultura da paz”, explicou Dinorá.

O coordenador do Paz nas Escolas, Alberto Albino dos Santos, de Brasília, participou do evento. Ele contou que já são mais de cem projetos em escolas de todo o Brasil que são apoiados pelo programa. Ele contou que o programa nasceu inspirado da reação contra a o assassinato de um garoto num colégio de São Paulo, em 1985.

Voltar ao topo