Programa Nosso Lixo chega a Palmeirinha

Guarapuava – A coleta seletiva do lixo está chegando no distrito de Palmeirinha. a implantação acontecerá amanhã, envolvendo estudantes das escolas Vila Palmira, Manoel Moreira de Campos e Colégio Estadual Palmeirinha. Na quinta-feira (26/8), técnicos do Programa Nosso Lixo capacitaram os alunos e o Grupo de Escoteiros Guará-Puava implanta às 9h, a coleta seletiva na Vila Rural daquele distrito.

Segundo a técnica do programa, Larissa Kluber, dois operadores ecológicos vão atuar na sede do distrito, uma vez que os moradores da Vila Rural coletarão o material reciclável e armazenarão num barracão. Essa coleta será feita pela Associação de Catadores de Guarapuava, entidade parceira do “Nosso Lixo” a cada 15 dias. Na sede do distrito, cerca de 1030 residências serão atingidas. Esta será a última implantação da coleta seletiva em Guarapuava. O programa, que começou em novembro de 2002 no bairro Xarquinho, já gera renda para 420 famílias que coletam uma média de 720 toneladas de lixo reciclável por mês.

Esse material, que é comprado pela Associação de Catadores de Guarapuava, se transforma em dinheiro para as famílias que trabalham no setor. “Cada operador ganha uma média de R$ 350,00 por mês, mas a renda pode chegar a R$ 900,00”, disse Larissa. A partir de agora, até dezembro, será feito o monitoramento e a capacitação dos operadores ecológicos.

Voltar ao topo