| Foto: Fábio Alexandre |
| Beto Richa: reconhecimento. continua após a publicidade |
O programa Mãe Curitibana ganhou o prêmio nacional Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM Brasil 2007), do governo federal. O Prêmio ODM Brasil reconhece ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pelo governo federal.
?É mais um reconhecimento a este programa exemplar, que mostra a atenção especial que a Prefeitura tem com as mães e crianças de Curitiba?, diz o prefeito Beto Richa.
O prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Nesta segunda edição, o prêmio recebeu 1.062 práticas inscritas, que foram avaliadas por um comitê técnico de especialistas. Foram premiados projetos de 12 organizações e de 8 prefeituras. Outro projeto curitibano, o Mulher de Verdade, também da Secretaria Municipal da Saúde, havia ficado entre os semifinalistas.
O programa Mãe Curitibana, disponível em todas as unidades básicas de saúde municipais, foi criado e implantado há nove anos, e já beneficiou cerca de 150 mil gestantes. Elas tiveram gestação, parto e primeiros meses de vida dos seus filhos acompanhados pelos serviços integrantes da rede municipal de saúde. O índice de mortalidade infantil em Curitiba caiu de 16,6 por mil nascidos vivos, em 1998, para 10,3 por mil nascidos vivos em 2006.