Programa Leite das Crianças chega ao litoral

O governador Roberto Requião e o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, lançaram ontem o programa Leite das Crianças em Antonina, Paranaguá e Matinhos. O programa vai atender sete municípios da região e garantir 1 litro de leite para 1.756 crianças com idade entre 6 e 36 meses de famílias com baixa renda. “Se os governos não cuidam dos pobres e ficam apenas na discussão das leis de mercado, não podem justificar sua existência”, afirmou Requião ao resumir as ações do programa que também estimula a produção leiteira.

O programa tem objetivo de atender mais de 4 mil crianças após ampliação do fornecimento, que é feito exclusivamente pelos pequenos agricultores. “Os produtores da nossa região estavam desestimulados, porque o único laticínio que comprava a produção local fechou”, lembrou o presidente da Cooperativa Mata Atlântica (Coomata), Pedro Foltran. Graças ao programa, os produtores relacionados a Coomata atenderão, logo na primeira fase, uma demanda de 12.500 litros de leite por mês.

Com a presença do programa no litoral, passam a ser 42 os municípios paranaenses beneficiados e o número de crianças atendidas chega a 15 mil. A área de Guaraqueçaba, que tem menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e maior dispersão demográfica, está dentro de dois dos três grupos que serão atendidos pela fase litorânea do programa. As crianças de Guaraqueçaba estão incluídas entre as 419 do grupo que contempla Morretes e Antonina e entre as 807 do grupo de Matinhos e Pontal do Paraná.

Em Antonina, o governador anunciou ainda a aquisição de cem refrigeradores para o programa. “O leite ficará armazenado nos colégios estaduais, o que fortalece desde cedo o vínculo das crianças com as escolas”, explicou Pessuti. Para as famílias enquadradas, o programa representa, além da garantia de nutrição equilibrada para as crianças, recurso extra para outros gastos. “O dinheiro que nós gastaríamos com o leite pode ser usado na compra de roupa, remédios ou mais alimentos”, diz Maria Laneu, mãe do pequeno Eric e de mais sete filhos.

Desenvolvimento

Os sete municípios contemplados pelo programa receberam – apenas da Secretaria da Agricultura, através do programa Paraná 12 Meses -R$ 903 mil neste ano. Os recursos foram direcionados para combate à pobreza e manejo dos recursos naturais. Na região vivem cerca de 4.800 famílias de agricultores e 8.200 famílias de pescadores, que foram beneficiados ainda com mais 22 km de estradas rurais.

Além do Paraná 12 Meses, o apoio para pecuária ocorre por meio do Programa de Inseminação Artificial (PIA), pela orientação dos técnicos da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Expansão Rural (Emater), que também organizam os produtores para ter acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “O governo do Estado tem direcionado esforços para manter o homem no campo e fomentar o desenvolvimento da região através da agricultura familiar”, destacou o prefeito de Paranaguá, Mário Manoel das Dores Roque.

Após a cerimônia – que teve a participação dos secretários do Trabalho, Emprego e Promoção Social, padre Roque Zimmermann, de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, e do superintendente do Porto de Paranaguá, Eduardo Requião o governador recebeu homenagem do Grupo Folclórico Mestre Romão, que fez uma apresentação de fandango e entregou miniaturas do tamanco utilizado na dança e um livro sobre o tema.

Voltar ao topo