Programa de combate à fome busca ajuda de empresários

O Serviço Social do Comércio (Sesc) de Curitiba lançou ontem o programa Mesa Brasil, que visa sensibilizar empresários para fazer doações de alimentos e outros bens que viabilizem a chegada desses alimentos a entidades filantrópicas. A evento de ontem marcou apenas a oficialização do programa, que já vem acontecendo na prática desde junho. Até setembro 29,5 toneladas de alimentos foram arrecadadas e doadas para 34 instituições assistenciais.

O coordenador nacional do programa, Fernando Dysarz, explicou que tudo consiste em receber alimentos ainda não preparados, de indústrias, supermercados, entre outros, e encaminhá-los às instituições. O alimento não passa pelo Sesc, vai direto de quem doou para quem vai ser beneficiado. “Por isso, também aceitamos voluntários para transportar e outros tipos de ajuda para garantir a logística, como gasolina, por exemplo”, disse o coordenador.

O Mesa Brasil teve início em São Paulo no ano de 1994. Em 2000 chegou ao Rio. No ano seguinte, estavs no Ceará e em Pernambuco. Todavia, já em 1991, o Sesc de Curitiba criou um projeto piloto chamado Sopa e Pão. “Agora estamos estendendo para todas as capitais. Em breve iremos para o interior”, revelou Fernando Dysarz.

O assessor especial da Presidência da República no Programa Fome Zero, Oded Grajew, esteve presente no evento. Ele destacou o quanto vem crescendo número de debates e ações com o tema responsabilidade social. “A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), por exemplo, está fazendo um programa para alfabetizar seus funcionários. Se cada empresa alfabetizasse pelo menos cinco pessoas, acabaríamos com o analfabetismo em dois anos. A Abras está disponibilizando 70 mil pontos para recolher alimentos para o Fome Zero”, destacou, lembrando que entre 15 e 17 de outubro acontecerá um evento de balanço das ações do Fome Zero. “A sociedade não tem idéia da revolução de engajamento social que está acontecendo no Brasil.”

Durante sua palestra, Grajew destacou o fato da mídia ter dado muita atenção a morte de 3 mil pessoas no World Trade Center, mas esquece que no mundo 30 mil crianças morrem diariamente de fome.

Quem quiser participar do Mesa Brasil pode entrar em contato com o Sesc pelos telefones (41)304-2143 e (41) 2145.

Voltar ao topo