Programa da UFPR dá exemplo ao governo Lula

Se todas as universidades públicas do país abrissem concurso para a ocupação de vagas ociosas, haveria um crescimento de até 10% no número de alunos formados em instituições federais, estaduais e municipais. O Paraná já começou a trabalhar para isso. Neste ano, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza o Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar), que poderá servir de exemplo para o resto do País. Na última segunda-feira, o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou como meta o preenchimento de 3.500 vagas ociosas nas universidades federais da região Sul e de Minas.

De acordo o reitor da UFPR, Carlos Moreira Júnior, existem no País 800 mil estudantes universitários em faculdades públicas, incluindo estaduais e municipais. Ele afirma que só as faculdades públicas no Paraná têm condições, oferecer juntas pelo menos mais 3 mil vagas. A Universidade Estadual de Maringá já aderiu idéia e começa em abril as inscrições para as 1.200 vagas ociosas.

A situação se repete em outros estados. Há duas semanas os reitores se reuniram em Porto Alegre (RS) e Moreira Júnior apresentou a proposta. Segundo ele, só na Federal do Rio (UFRJ) foi constatado que há 4 mil vagas que poderiam ser preenchidas. Em Minas, onde existem oito universidades federais, o montante de vagas deve ser considerável.

Moreira Júnior ressalta ainda que a medida incorpora mais alunos ao sistema, sem elevar os gastos públicos nem comprometer a qualidade do ensino. Das 1.247 vagas existentes, 1.009 estão abertas para ser preenchidas na UFPR.

De cada cem alunos do ensino público, em média 35 não conseguem concluir o curso no tempo previsto ou acabam desistindo. Segundo levantamento da UFPR, entre os principais motivos da evasão estão a imaturidade na hora de escolher a carreira e a necessidade de trabalhar enquanto estudam.

Na primeira fase, o Provar envolveu alunos da própria instituição. Eles podiam mudar de curso, turno e habilitação. A grande maioria pediu transferência para o período noturno.

O Provar beneficia principalmente alunos de entidades particulares que estão tendo dificuldades de pagar as mensalidades. Pode participar quem já concluiu o segundo ano ou o quarto período. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 23 de fevereiro. As provas acontecem em março. Mais informações no endereço

www.ufpr.br.

Voltar ao topo