Programa beneficia 500 jovens do campo no Paraná

No Paraná 500 jovens do campo devem ser beneficiados com o programa Primeira Terra. Na última terça-feira, os ministros do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, assinaram um protocolo de intenções e juntos passam a desenvolver políticas para capacitar o jovem do campo e dar oportunidades de trabalho. Segundo estimativas do coordenador geral de políticas de juventude no campo, Fabiano Kempfesr, existe hoje 1,8 milhão de jovens vivendo em condições de extrema pobreza na zona rural no País.

O coordenador fala que agora os dois ministérios vão desenvolver ações integradas. O governo criou o programa Primeiro Emprego e agora é a vez do Primeira Terra. Os jovens vão se reunir em grupos e com o apoio de técnicos apresentar projetos para a utilização da área a ser adquirida. Eles vão ter 17 anos para quitar o empréstimo e ainda receber subsídios do governo para a compra de equipamentos. No Paraná, 500 jovens vão ser beneficiados e até o fim do governo Lula pretende-se atingir 32 mil pessoas em todo Brasil.

O governo também está criando o Consórcio Rural da Juventude para capacitar o jovem do campo. As entidades ligadas à agricultura devem se reunir para gerir o dinheiro, viabilizando a realização de cursos. Fabiano fala que o governo nunca gastou nada com a capacitação dos agricultores, o conhecimento sempre foi passando de pai para filho e o resultado disso é a dificuldade de acesso às novas tecnologias. “Queremos fortalecer a agricultura familiar”, fala. Até março do próximo ano, 1,5 mil jovens devem participar do programa.

Voltar ao topo