Profissionais de 22 municípios debatem a educação infantil

Como avançar na qualidade dos cuidados e da educação das crianças de 0 a 5 anos, em creches e pré-escolas é o desafio que está em debate na segunda edição do Seminário de Educação Infantil, promovido pela Prefeitura de Curitiba, no Canal da Música, no Mercês. A abertura foi feita pelo prefeito Beto Richa, nesta terça-feira (18), com a participação de 800 profissionais da área.

O encontro segue até o dia 20, reunindo educadores, professores, pedagogos e profissionais do ensino de Curitiba, das regiões metropolitana e litorânea do Paraná. O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde Luciano Ducci participou da abertura do seminário.

Durante os três dias de seminário serão apresentados 110 trabalhos, 54 exposições e 50 pôsteres com ações desenvolvidas nas creches oficiais, conveniadas e nas turmas de pré-escolas das escolas municipais. Com o seminário a Prefeitura busca divulgar, compartilhar e medir os resultados da educação infantil.

A participação dos profissionais da educação infantil no seminário dá seqüência ao programa de qualificação continuada da Secretaria Municipal da Educação. No primeiro dia, os participantes ouviram a palestra da professora da Universidade Federal do Paraná e doutora em educação Gisele de Souza, que falou sobre os contextos da educação de crianças de 0 a 5 anos no Brasil e em outros contextos.

Debater as brincadeiras e atividades direcionadas à primeira infância tem garantido avanços nos trabalhos com as crianças nas creches. Segundo a diretora do departamento de educação infantil da Secretaria Municipal da Educação, Ida Regina Moro Miléo, práticas inovadoras tem sido implantadas desde a realização do primeiro seminário feito pela Prefeitura, no ano passado. “Os educadores trabalham com novos conhecimentos e os resultados práticos foram atividades e trabalhos em áreas, como por exemplo, literatura, oralidade e linguagens artísticas”, disse Ida.

Trocando experiências e observando ações feitas nas creches as educadoras descobrem novos caminhos para cuidar e ensinar. “Percebemos que é possível melhorar e inovar sempre no caminho da educação”, disse a educadora Paula Vieira, de uma das turmas de berçário do Centro Municipal de Educação Infantil Hugo Peretti, na CIC. “Desenvolvemos uma seqüência didática para estimulação dos bebês, que pode ser iniciada já aos quatro meses”, conta Paula, orgulhosa do projeto que acontece na creche em que trabalha.

Além dos servidores da educação infantil de Curitiba, o seminário tem a participação de representantes de Pinhais, Colombo, Araucária, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Piraquara, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Quatro Barras, Balsa Nova, Campo Largo, Bocaiúva do Sul, Rio Branco do Sul, Cerro Azul, Ponta Grossa, Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina e Morretes. Participaram da abertura do seminário os vereadores, Aladim, Ângelo Batista e Serginho do Posto.

Os temas apresentados pelos educadores da rede municipal de ensino são de organização dos espaços e tempos na educação infantil, formação continuada em serviço, avaliação na educação infantil e gestão democrática das creches.