Professores protestam na RMC

Professores e funcionários da rede municipal de ensino de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), realizaram um protesto ontem em frente à sede da Prefeitura do município. Eles, que estão em semana pedagógica – as aulas da rede municipal recomeçam na próxima segunda-feira – fizeram uma pausa em suas atividades normais para pedir melhores condições de trabalho.

Com faixas e caminhão de som, entoando gritos de guerra e cantando o hino nacional, os manifestantes pediam uma audiência com o prefeito Antônio Wandscheer. Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Fazenda Rio Grande, Solange Orlikovski Viegas, a principal reivindicação dos funcionários das escolas municipais é a incorporação de um abono de R$ 50, que começou a ser concedido em agosto do ano passado, ao salário. “Para que esse abono seja incorporado, precisamos que a Prefeitura reveja o plano de cargos, carreiras e salários dos professores”, afirma. “Também pretendemos que o plano seja estendido para outras categorias de funcionários municipais.”

Se não houver acordo com a Prefeitura até o fim da semana, os funcionários poderão não voltar ao trabalho na próxima segunda-feira. No total, de acordo com o sindicato, Fazenda Rio Grande tem cerca de novecentos funcionários da rede municipal de educação. Desses, 453 são professores.

Voltar ao topo