PSS

Professores fazem manifestação contra atraso de salários

Há oito dias sem receber o pagamento de dezembro, os professores e professoras das escolas públicas estaduais contratados em regime temporário farão uma manifestação em frente à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefa), nesta quinta-feira (8), iniciada a partir das 10h da manhã.

A APP-Sindicato acompanha desde do dia 30 de dezembro a situação de atraso no salários dos educadores contratados pelo Processo Seletivo Simplificado, também chamados de PSS´s.

Ação criativa

O ‘Bazar Solidário’ reúne peças de artesanato e vestuário para serem vendidas à comunidade ao preço de R$ 1,00. A ação busca chamar a atenção do governo e comunidade sobre a desvalorização da educação pública no Paraná.

Nesta quarta-feira (7), a primeira edição do Bazar aconteceu na Boca Maldida, no centro de Curitiba e, hoje, educadores repetirão a iniciativa para cobrar do governo o imediato pagamento dos salários.

No último dia do ano, a APP protocolou uma liminar no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná amparando-se na Constituição Estadual que garante que  “os vencimentos dos servidores estaduais devem ser pagos até o último dia do mês vencido”.

No entanto, a juíza substituta de segundo grau do Plantão Judiciário, Cristiane Santos Leite, negou o pedido alegando que o governador tão somente precisaria garantir a correção monetária dos salários em atraso.