Professores fazem “festa” para um ano de promessa

Professores da rede municipal de ensino de Curitiba fizeram uma manifestação ontem em frente à Prefeitura. Eles levaram um bolo para “comemorar” o terceiro aniversário da proposta de reajuste salarial de 10%, referente às perdas salariais entre 1993 e 1996, feita pelo prefeito Cássio Taniguchi antes das eleições de 2000. Segundo a presidente do Sindicato do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), Josete Dubiaski, o prefeito alega que o aumento foi concedido com a implantação do Plano de Cargos e Carreira em 2001. Se não houver avanços nas negociações, os professores vão decidir em assembléia uma possível paralisação.

A data-base do magistério municipal é 31 de março e ainda não há consenso em relação a vários pontos. Os professores pressionam para que a promessa de campanha do prefeito seja cumprida e a administração municipal alega que a medida já foi colocada em prática. Outro ponto que gera muita discussão é em relação ao reajuste que deve ser concedido este ano. O Sindicato quer que seja usado o índice do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos), que é de 17,6%.

Mas segundo Josete, o reajuste chegaria a 20% devido aos resíduos do ano passado, quando a categoria recebeu 8%, parcelados em duas vezes. “Eles querem pagar pelo menor índice que encontrarem, como ocorreu no ano passado, quando usaram o da Fipe (Fundação e Instituto de Pesquisas Econômicas de São Paulo)”, diz.

Os professores também não estão contentes com a forma como o avanço no Plano de Cargos e Carreira está ocorrendo. A subida de nível conforme a formação do professor é realizada mediante a realização de um teste seletivo. O sindicato é contra a prova e luta para que todo o ano sejam enquadrados 20% da categoria.

Segundo Josete, a Prefeitura adiou a reunião que deveria ter ocorrido em 15 de maio devido à troca do secretário de Finanças. Dinorah Nogara passou a pasta para o ex-secretário estadual do Meio Ambiente, José Antônio Andregueto, em abril. Mas ela diz que a pauta de negociações foi entregue em fevereiro e eles teriam tido tempo para apresentar uma contraproposta. O magistério municipal conta hoje com 8.500 docentes, incluindo os inativos.

Plano

Segundo a assessoria de imprensa, a Prefeitura estaria cumprindo a política salarial pautada no Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, discutida com a categoria e aprovada pela Câmara Municipal. Na implantação do plano o município assegurou ganhos salariais iniciais para os professores entre 10,06% e 12% .

Voltar ao topo