Professores estaduais vão parar atividades dia 30

Os professores estaduais do Paraná decidiram ontem, em assembléia geral, realizada em Curitiba, que irão fazer um dia de paralisação em 30 de agosto. A data lembra o confronto entre professores e policiais militares que ocorreu em frente à Assembléia Legislativa em 1988, durante o governo Alvaro Dias.

A secretária-geral da Associação dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), Saionara Cristina Bocalon, contou que a mobilização será de lembrança pelo ocorrido e de reivindicação. Os professores irão sair em passeata da Praça Santos Andrade, passar pela Assembléia e concluir a manifestação em frente ao Palácio Iguaçu. “Entre nossas propostas está a criação de um plano de carreiras para os funcionários, já que o plano que foi criado este ano contempla apenas os professores. Alguns pontos do plano dos professores também serão questionados, já que precisam de adaptações”, disse. Atualmente, no Paraná existem entre 25 e 27 mil funcionários públicos trabalhando em escolas.

Outro ponto da pauta de solicitações, que foi aprovada anteriormente pelo Conselho Estadual de Professores e ontem também foi aprovada na assembléia, diz respeito à reposição salarial. “Com o Plano de Cargas, Carreiras e Salários, em média, nós recebemos 33%. Nossa pedida é de mais 32,77%, para compensar as perdas salariais de agosto de 1995 a junho de 2004”, contou.

O encontro também serviu para confirmar o Congresso Estadual de Professores, que será nos dias 10, 11 e 12, em Praia de Leste, Pontal do Paraná.

Voltar ao topo