Professores estaduais devem receber 13º salário hoje

Uma reunião entre professores e o governo do Estado, ontem, no Palácio das Araucárias, pôs fim ao problema do atraso do 13.º salário destes profissionais. Ficou acertado que o pagamento será feito hoje a todos os educadores e funcionários da educação, bem como os salários atrasados de professores e funcionários temporários.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), Marlei Fernandes, falta apenas resolver a questão do pagamento das progressões e promoções atrasadas.

“O governo pediu para acertar esta situação até o dia 23. Haverá uma nova reunião onde será decidido se o pagamento será feito à vista ou se haverá a necessidade fazer um parcelamento”, conta.

A presidente aproveitou ainda para esclarecer a denúncia feita em um telejornal sobre o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Alguns professores acusaram que há déficit de horas nos cursos.

Uma educadora chegou a afirmar que em três meses de afastamento para fazer o PDE teve apenas 12 dias de aula. “Nós não concordamos com o que foi veiculado. O PDE tem orientações, estudos e aulas técnicas. Acho estranha essa denúncia”, encerra.