Professores do País não têm magistério

A maioria dos professores do País não tem formação em magistério, a mínima exigida na profissão, e isso estaria influenciando diretamente na qualidade do ensino e dos serviços oferecidos pelas escolas. A denúncia foi feita ontem à tarde, na mesa-redonda sobre proposta pedagógica e formação de professores do I Seminário Estadual de Diretrizes para a Educação Infantil, evento que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) promove ainda hoje no auditório do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.

O seminário teve como objetivo abrir um espaço de interlocução entre os diferentes segmentos que atuam na educação infantil, pela discussão e definição de princípios que norteiem políticas públicas para o setor. Foram 740 participantes, entre representantes da Seed, núcleos regionais de educação, Conselho Estadual de Educação, secretarias municipais da área, Ministério Público estadual e universidades públicas, entre outras instituições.

“A intenção do seminário é definir alguns princípios para as políticas públicas sobre educação infantil”, resume a coordenadora estadual de educação infantil do Paraná, Ana Lúcia Souza. “Estamos inaugurando um espaço de interlocução com os municípios.”

Durante a manhã de ontem, os presentes participaram de uma conferência sobre o contexto atual da educação infantil. “Hoje, o maior desafio é a integração das instituições de educação infantil nas redes municipais de ensino. O atendimento deve ser educativo e não assistencial”, revelou Ana Lúcia. Hoje, às 8h30, será realizada a conferência “Políticas Públicas: Centralidade na Criança”. O evento será encerrado a partir das 13h30, com a mesa-redonda “A Organização dos Sistemas Municipais de Educação”.

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