Acataram

Professores da rede estadual aprovam reajuste

Professores da rede estadual de ensino decidiram em assembleia, na manhã de sábado, aceitar a proposta do governo do Paraná de reajuste salarial de 19,55%. O aumento será feito em três parcelas: em maio, julho e outubro. Com a elevação, os docentes das escolas estaduais receberão pouco mais do que piso nacional da categoria (R$ 1.451,00). Hoje o salário base da categoria está 18% abaixo do piso do País.

Também foi aceita a implantação de 33% da jornada de trabalho como hora-atividade em janeiro de 2013. A categoria entendeu que houve avanço em relação à primeira proposta feita pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), de implantação gradual a partir do ano que vem.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) reivindicava implantação imediata dos 33% hora-atividade. Atualmente, a proporção é de 20% da carga horária. A hora-atividade é o tempo extraclasse para o professor preparar aulas, corrigir provas, fazer atendimentos e atualização. “Nós queríamos a implantação já, mas entendemos a necessidade de concurso público”, explicou a professora Marlei Fernandes, presidente da APP-Sindicato. O governo do Estado expôs que, para aplicar os 33%, é preciso aumentar o quadro de professores com um novo concurso público.

No entanto, o sindicato e os trabalhadores da rede pública estadual vão seguir mobilizados para conseguir um maior reajuste salarial. A proposta do governo do Estado é de repassar apenas o índice que será determinado para todo o funcionalismo público, que deve ser apenas a reposição da inflação. Isto valeria para todos os trabalhadores que atuam na rede, com exceção dos professores, que possuem acordo separado. A APP-Sindicato defende que o reajuste seja compatível ao aumento do salário mínimo regional (10,32%).