Professoras paranaenses recebem prêmio do MEC

Duas professoras de escolas públicas do Paraná, Marisete de Souza Lacerda e Dinamara Padilha, vão receber amanhã, no auditório principal do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, o prêmio Incentivo à Educação Fundamental 2003, instituído em 1996 pela Fundação Bunge em parceria com o MEC. O prêmio será entregue pelo ministro Cristovam Buarque.

Segundo integrantes da fundação, são premiados os professores que, no decorrer dos últimos anos, desenvolveram em sala de aula projetos pedagógicos criativos em diversas áreas: meio ambiente, cidadania, saúde, entre outras. O prêmio tem como objetivo valorizar o trabalho de professores de primeira a quarta séries do ensino fundamental da rede pública que desenvolvem projetos pedagógicos diferenciados que contribuem para a qualidade do ensino.

Professora da escola municipal Centro de Educação Integral Professor Ulisses Falcão Vieira, Marisete foi premiada pelo projeto Detetive do Meio Ambiente, criado em 1994. O trabalho, que se mantém até hoje, consiste na criação de uma Agenda 21 para a escola, na separação do lixo, na visita a parques e no desenvolvimento de outras atividades ligadas ao ambiente.

“O grande objetivo é trabalhar valores e criar uma consciência ecológica entre as crianças”, conta Marisete. “O prêmio que vou receber em Brasília está contribuindo para que o projeto seja valorizado dentro de minha própria escola e também por professores de outros estados brasileiros. Também estou tendo a oportunidade de conhecer outros projetos interessantes e trocar idéias.”

Já Dinamara, da Escola Municipal João da Silva Machado, de Rio Negro, é autora do projeto Alô! É o Cartão Telefônico na Escola. Nele, ela busca incentivar a leitura e a escrita com figuras presentes em cartões telefônicos. “Muitos de meus alunos tinham um comportamento ruim em sala de aula e não se interessavam muito pelos estudos”, lembra. “Um dia, notei que eles tinham o hábito de colecionar e trocar cartões telefônicos. Então, comecei a observar os cartões, percebi que eles traziam figuras interessantes e resolvi aproveitá-los em sala de aula. Desenvolvi aulas e atividades interdisciplinares sobre os temas dos cartões, incentivando a leitura de imagens.”

Também receberão o prêmio outros dezoito professores do Distrito Federal e dos estados da Bahia, Amazonas, Goiás, Minas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Cada um receberá R$ 5 mil, diploma e troféu criado pela artista plástica Maria Bonomi.

Os trabalhos vencedores foram escolhidos por uma comissão de especialistas da área pedagógica da Unesco, Unicef, Consed e Crub, após avaliação de comissões julgadoras estaduais. Este ano, cerca de 1.400 professores se inscreveram para concorrer ao prêmio.

Voltar ao topo