Professora de Londrina conquista prêmio por atlas

Uma professora de Geografia de Londrina, Ivone Baiani Garcia, foi a única do Sul do País a receber o Prêmio Victor Civita Professor Nota 10, organizado pelo Grupo Abril. Pela elaboração do Atlas Histórico e Geográfico de Londrina, Ivone foi premiada, junto com outros onze professores de outras regiões, no dia 7 de outubro, em São Paulo.

O atlas, que traz detalhes sobre a história, o relevo, a hidrografia, o clima e outras características de Londrina, foi organizado entre maio e novembro do ano passado, por alunos de quinta e sétima série do Colégio Estadual Vicente Rijo, onde Ivone leciona.

Cerca de 240 estudantes realizaram pesquisas em museus, órgãos públicos, universidades, bibliotecas e pontos turísticos da cidade para obter todas as informações presentes no atlas, que hoje serve como fonte de consulta a quinhentas escolas públicas da região.

“Sou professora de Geografia há 24 anos e sempre senti falta de materiais didáticos sobre a cidade”, contou Ivone. “As informações existentes sobre Londrina sempre estiveram desorganizadas e nunca existiram em linguagem didática, isto é, de fácil compreensão aos estudantes.”

Com todas as informações em mãos, Ivone e seus alunos foram atrás de verba para que o atlas pudesse ser impresso. No total, a impressão de quinhentos exemplares custou R$ 4.980,00. “Conseguimos 35 patrocinadores que nos forneceram metade deste valor”, disse a professora. “A outra metade foi adquirida através da venda de 1.170 pizzas semi-prontas obtidas com desconto em uma fábrica local.”

Diante do grande interesse pelo trabalho, Ivone já pensa em lançar uma segunda edição melhorada do atlas. “Com o atlas, consegui atingir meus objetivos: conscientizar os alunos sobre a importância do registro de fatos históricos e fazer com que eles se sintam parte da cidade em que vivem”, disse.

Prêmio

O Prêmio Victor Civita -Professor Nota 10 tem como objetivo identificar, valorizar, disseminar e recompensar profissionais de ensino de escolas públicas e particulares, urbanas e rurais, responsáveis por experiências de ensino/aprendizagem de boa qualidade.

Em 2002, 3180 trabalhos de professores de educação infantil até oitava série do ensino fundamental foram escritos. Este ano, foram 4027 trabalhos. Os doze finalistas receberam R$ 7.500,00 mais um diploma.

Voltar ao topo