Professora de Curitiba conquista prêmio nacional

A professora curitibana Liz Adriane Schumacher Volino está entre os 12 professores vencedores da 7.ª edição do Prêmio Victor Civita Professor Nota 10. Inspirada no livro da escritora Eva Furnari Os problemas da família Gorgonzola – desafios matemáticos, ela e sua turma criaram novos desafios relacionados ao dia-a-dia. Ela concorreu com outros 3,5 mil projetos. Em outubro, a professora vai receber a premiação de R$ 7,5 mil em São Paulo. Ela ainda concorre ao primeiro lugar e pode ganhar mais R$ 10 mil.

Quando Liz começou o trabalho, não achou que fosse tão longe. Ela comenta que sempre busca materiais alternativos para trabalhar em sala de aula, como livros, revistas e jornais. O livro de Eva Furnari encantou os alunos da 2.ª série. Eles resolveram os desafios apresentados na obra e depois foi a vez de a turminha criar os seu próprios problemas.

Daí surgiu a idéia de fazer o livro da turma. Cada aluno escolheu um personagem e elaborou um desafio. Trabalharam conceitos matemáticos, a produção de texto e, além disso, conseguiram encontrar um sentido real para a matemática e a escrita. “Colocamos em exposição alguns problemas para os visitantes resolverem. Depois fizemos a correção em sala. Eles adoraram e viram que também são capazes de produzir”, destaca a professora.

Voltar ao topo