Professor quer mudar nomes das regiões do Paraná

O professor de Geografia da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Josmael Araújo Bonatto, está propondo uma nova metodologia de classificação das regiões naturais do Paraná. Na proposta de Bonatto a principal alteração diz respeito à nomenclatura da região dos Campos Gerais. Hoje ele a é chamada de Terceiro Planalto. Pela nova proposta passaria a ser chamada Depressão Periférica da Borda Leste do Paraná.

Bonatto contou que oficialmente existe apenas um trabalho de classificação das regiões naturais feito no Estado. Ele data da década de 60 e foi publicada por Reinhard Maack. Outras duas publicações mais recentes, da década de 90, foram feitas, mas além do Estado abrangendo todo o Brasil. Uma delas pertence ao professor Jurandyr Ross e a outra é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Bonatto explicou que utilizou argumentos das três propostas existentes para definir a sua. O professor salientou que a mudança é apenas na nomenclatura, não nas regiões em si. Pela nomenclatura de Maack, o Paraná é dividido do Leste para o Oeste em Planície Litorânea ou Costeira, Serra do Mar, Primeiro Planalto, Segundo Planalto e Terceiro Planalto. Já na proposta de Bonatto o Estado ficaria dividido em Planície Litorânea ou Costeira, Serra do Mar, Planalto Oriental ou do Leste, Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná e Planalto Ocidental ou do Oeste.

Outro ponto que diferencia as classificações de Maack e de Bonatto refere-se ao Primeiro Planalto. Maack o divide em três partes: Planalto de Curitiba, Planalto do Açungui e Planalto de Maracanã. “Na minha classificação o Planalto do Leste tem apenas duas divisões. Ao Sul é Planalto de Curitiba e ao Norte Planalto Dissecado do Paranapiacaba”, explicou o geógrafo.

O professor da UTP disse que seu trabalho é para despertar a discussão entre os membros da comunidade acadêmica, já que faz muito tempo que o tema não é discutido, aceitando-se apenas o que foi feito na década de 60. “Ao procurar no Almanaque Abril, por exemplo, as pessoas encontram o Paraná com dois planaltos e uma depressão. Mas qual é a depressão? Ninguém sabe. Por isso a nova classificação”, salientou Bonatto, dizendo que em breve seu trabalho será publicado numa revista científica.

Voltar ao topo